27 ANOS DE ENCONTROS INTERNACIONAIS SOBRE PRAGMATISMO

INFORMAÇÕES GERAIS

  • Cronograma

    11 de agosto de 2025

    • Data limite para submissão de trabalhos (comunicações e pôsteres). 

    31 de agosto de 2025

    • Data limite para divulgação dos trabalhos aprovados pela comissão científica.

    30 de setembro de 2025

    • Data limite para divulgação da programação completa no site.

    31 de outubro de 2025

    • Data limite para postagem do Caderno e Resumos no site.

    03 a 06 de novembro de 2025

    • ACONTECE O 24º ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE PRAGMATISMO.
  • Programa e Caderno de Resumos

    Integram a Programação do 24ºEIP

    • Sessões de conferências (período da tarde)
    • Mesas-redondas (períodos da  manhã e tarde)
    • Sessões de comunicações (período da manhã)

    Caderno de Resumos do 24ºEIP

    • Todos os resumos das conferências e mesas- redondas, bem como dos trabalhos apresentados nas sessões de comunicações e de pôsteres, serão publicados no Caderno de Resumos do 24ºEIP, em versão bilíngue, e disponibilizados em PDF neste site.
  • Evento presencial e aceso livre

    Modo presencial

    • O 24ºEIP acontecerá entre os dias 3 e 6 de novembro de 2025, em modo presencial. 
    • Todas as sessões serão nas dependências da PUC/SP, Campus de Perdizes,  São Paulo, Brasil.  

    Acesso livre

    • O  acesso às salas é LIVRE, não requer inscrição no evento. 
    • Todos os interessados são bem-vindos!

  • Transmissão ao vivo e gravações

    Transmissão ao vivo das sessões plenárias


    • Todas as sessões plenárias presenciais do 24º EIP  serão transmitidas ao vivo, pelo nosso canal de Youtube.
    • Os links para as transmissões ao vivo serão disponibilizados no arquio do Programa completo do 24º EIP, que ficará disponível nesta página.
    • Assim, quem não puder participar presencialmente, na PUC-SP, poderá entrar ao vivo pelo Youtube. 

    Gravações disponibilizadas após o evento

    • As gravações de todas as sessões serão disponibilizadas no Youtube após o evento. 
    • Assim, quem não puder participar presencialmente, na PUC-SP, ou assistir às sessões plenárias pelo Youtube, terá acesso a todas todas as sessões, após o evento, por gravação. 
  • Submissões de trabalhos

    Orientações gerais para autores que irão submeter trabalho para COMUNICAÇÕES e para PÔSTERES :

    • Todas as inscrições para submissões de trabalhos no 24ºEIP são gratuitas.
    • Os participantes com proposta de trabalho aprovada  pela comissão científica estarão automaticamente inscritos. 
    • Um mesmo autor poderá inscrever apenas um trabalho como 1º autor, sem prejuízo de participar de dois ou mais como coautor.
    • A seleção dos trabalhos será feita a partir dos resumos e é de responsabilidade da Comissão Científica do EIP.
    • Os trabalhos deverão ser inéditos.
    • Os resumos deverão expor e contextualizar o tema, informar claramente os objetivos, ter uma argumentação clara e bem definida.
    • Além do detalhamento do resumo e da clareza expositiva e conceitual, a comissão observará a pertinência temática ao Pragmatismo e doutrinas correlatas e a sua relevância como tema estritamente de conteúdo filosófico.
    • O conteúdo das informações é de inteira responsabilidade dos respectivos autores; todavia, a comissão organizadora reserva-se o direito de fazer revisões ortográficas ou alterações de formatação nas informações dos arquivos, para fins de publicação.
    • Os títulos e os resumos deverão ser acompanhados da tradução para o inglês, para fins de divulgação.
    • Apenas os participantes estrangeiros  e não falantes de português poderão enviar o resumo somente em inglês. 
    • Todas as submissões (para comunicações e para pôsteres) deverão ser feitas por meio do formulário "24 EIP | Submissão de trabalhos" do Google Form - ACESSE AQUI O FORMULÁRIO EM PORTUGUÊS.
  • Apresentação dos trabalhos

    Tempo de cada apresentação


    • COMUNICAÇÕES: 15 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 1850 PALAVRAS.
    • MESAS-REDONDAS: 20 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 2.400 PALAVRAS.
    • CONFERÊNCIAS: 40 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 4.800 PALAVRAS.

    Sobre a apresentação dos trabalhos aprovados para COMUNICAÇÃO:

    • Todos os trabalhos selecionados integrarão a programação das SESSÕES DE COMUNICAÇÕES, que serão realizadas no período da manhã, entre os dias 3 e 6 de novembro.
    • Os autores deverão apresentar seus trabalhos oralmente em PORTUGUÊS, com exceção dos participantes estrangeiros, que poderão apresentar na LÍNGUA MATERNA, inglês ou outra.
    • Dado o caráter internacional do evento e o fato de não haver tradução simultânea, independentemente do idioma da apresentação oral, uma VERSÃO EM INGLÊS DO TEXTO COMPLETO DA COMUNICAÇÃO deverá ser preparada pelo AUTOR e apresentada na tela do evento, simultaneamente à LEITURA da comunicação oral.
    • ARQUIVOS MODELO para compor a apresentação (PPT ou Word) serão enviados aos autores após a aprovação dos trabalhos e ficarão disponíveis neste site para download.
    • Os autores deverão preparar a sua comunicação para ser apresentada em um TEMPO MÁXIMO DE 15 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 1850 PALAVRAS.
    • No dia da apresentação oral, os autores deverão estar no local indicado na programação e apresentar-se ao coordenador da sessão, 30 MINUTOS ANTES do horário de início da sessão.
    • Solicitamos aos autores salvem o seu arquivo em PDF e gravem em um PEN DRIVE, levando-o no dia da apresentação. Devido à transmissão e gravação ao vivo das sessões, os arquivos deverão ser carregados no computador da TI, antes do início da sessão (não será possível usar computador próprio para passar a apresentação).

     

    Sobre a apresentação dos trabalhos aprovados para PÔSTERES:

    • Os pôsteres deverão ser compostos com base no formato do ARQUIVO MODELO, adotado pelo evento, que será enviado aos autores após a aprovação dos trabalhos e ficará disponível neste site para download.
    • A impressão do pôster é de responsabilidade dos autores.
    • Durante o evento, UMA HORA ANTES DO DIA E HORÁRIO INDICADO NA PROGRAMAÇÃO PARA A ABERTURA DA SESSÃO DE PÔSTERES, os autores deverão comparecer com seus trabalhos impressos, no local indicado na programação, fixando-os nos expositores conforme orientação dos representantes da comissão organizadora que estarão no local.
    • Durante todo o tempo da sessão de abertura os autores deverão permanecer junto aos seus pôsteres, e disponíveis para apresentar e debater o trabalho com os presentes.
    • Após a abertura da sessão, os pôsteres deverão e permanecer expostos até o final do evento; estimula-se que os autores e os participantes aproveitem a exposição continuada para aprofundar o debate sobre os trabalhos.
    • No último dia do evento, à tarde (e conforme orientações da comissão organizadora), os autores deverão retirar seus trabalhos dos expositores.

    NOTA:

    • Não será possível apresentar o trabalho em modo remoto ou por meio de vídeos previamente gravados.
    • Todos  os autores-participantes deverão estar presentes na Sessão correspondente ao seu trabalho, no horário estabelecido no Programa do evento, para ter direito a certificado.

  • Inscrições

    Dos participantes ouvintes:

    • Todos os interessados são bem-vindos!
    • Considerando que o evento é gratuito e aberto, não há necessidade de se inscrever para assistir às conferências, mesas-redondas, comunicações e sessão de pôsteres.

    Dos participantes com apresentação de trabalho:

    • Os participantes convidados pela comissão científica, e os que tiveram suas propostas de trabalho aprovadas, estarão automaticamente inscritos no Encontro
  • Certificados

    • A emissão de certificados será gerada exclusivamente para participantes com apresentação de trabalhos, palestrantes e conferencistas convidados.
    • A emissão de certificado está condicionada à participação presencial.
    • Todos os certificados serão gerados em PDF e enviados para o e-mail informado na ficha de envio da proposta.
  • Publique seu trabalho na COGNITIO

    Como publicar seu trabalho na COGNITIO:

    • Os EIPs convidam seus participantes a submeterem seus textos completos à COGNITIO - ISSN 2316-5278, Qualis A2 - revista eletrônica de filosofia, publicada pelo Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP, desde 2000.
    • As submissões deverão ser feitas por meio da página da revista, respeitando-se o projeto editorial, as normas para publicação e o processo de revisão por pares adotado pela COGNITIO. 

    Acesse a página da revista aqui.

    Contato:  revcognitio@gmail.com


  • Promoção, organização e apoio

    Promoção

    Centro de Estudos de Pragmatismo

    Programa de Pós-Graduação em Filosofia

    Faculdade de filosofia, Comunicação, Letras e Artes

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP


    Coordenação

    Prof. Dr. Ivo Assad Ibri, Diretor do Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP


    Comissão científica

    Ana Maria Haddad Baptista (Universidade Nove de Julho)

    Arthur Araújo (UFES)

    Cassiano Terra Rodrigues (ITA)

    Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)

    Jose Luiz Zanette (CEP/PUC-SP)

    Lucas Antonio Saran (CEP/PUC-SP)

    Lucia F. N. de Souza Dantas (Faculdade de São Bento)

    Raquel Ponte (UFRJ)

    Renan Henrique Baggio (UENP)


    Comissão organizadora

    Adriana Teixeira (CEP/PUC-SP)

    Bárbara B. S. Sampaio (CEP/PUC-SP)

    Caique Marra de Melo (PUC-SP)

    D’Arthagnan Vasconcelos (CEP/PUC-SP)

    Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)

    Júlio César D’Oliveira (CEP/PUC-SP)

    Lucas Antônio Saran (PUC-SP)

    Lucia F. N. de Souza Dantas (FSB-SP)

    Luma Santos de Oliveira (FAPCOM)

    Luiz Carneiro (CEP/PUC-SP)

    Raquel Ponte (UFRJ)

    Renata Silva Souza (PUC-SP)

    Ryan Holke (PUC-SP)

    Tomas Dunkenmolle (PUC-SP)



    Apoio:

    CAPES

    CNPq