27 ANOS DE ENCONTROS INTERNACIONAIS SOBRE PRAGMATISMO
INFORMAÇÕES GERAIS
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Cronograma
11 de agosto de 2025
- Data limite para submissão de trabalhos (comunicações e pôsteres).
31 de agosto de 2025
- Data limite para divulgação dos trabalhos aprovados pela comissão científica.
30 de setembro de 2025
- Data limite para divulgação da programação completa no site.
31 de outubro de 2025
- Data limite para postagem do Caderno e Resumos no site.
03 a 06 de novembro de 2025
- ACONTECE O 24º ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE PRAGMATISMO.
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Programa e Caderno de Resumos
Integram a Programação do 24ºEIP
- Sessões de conferências (período da tarde)
- Mesas-redondas (períodos da manhã e tarde)
- Sessões de comunicações (período da manhã)
Caderno de Resumos do 24ºEIP
- Todos os resumos das conferências e mesas- redondas, bem como dos trabalhos apresentados nas sessões de comunicações e de pôsteres, serão publicados no Caderno de Resumos do 24ºEIP, em versão bilíngue, e disponibilizados em PDF neste site.
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Evento presencial e aceso livre
Modo presencial
- O 24ºEIP acontecerá entre os dias 3 e 6 de novembro de 2025, em modo presencial.
- Todas as sessões serão nas dependências da PUC/SP, Campus de Perdizes, São Paulo, Brasil.
Acesso livre
- O acesso às salas é LIVRE, não requer inscrição no evento.
- Todos os interessados são bem-vindos!
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Transmissão ao vivo e gravações
Transmissão ao vivo das sessões plenárias
- Todas as sessões plenárias presenciais do 24º EIP serão transmitidas ao vivo, pelo nosso canal de Youtube.
- Os links para as transmissões ao vivo serão disponibilizados no arquio do Programa completo do 24º EIP, que ficará disponível nesta página.
- Assim, quem não puder participar presencialmente, na PUC-SP, poderá entrar ao vivo pelo Youtube.
Gravações disponibilizadas após o evento
- As gravações de todas as sessões serão disponibilizadas no Youtube após o evento.
- Assim, quem não puder participar presencialmente, na PUC-SP, ou assistir às sessões plenárias pelo Youtube, terá acesso a todas todas as sessões, após o evento, por gravação.
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Submissões de trabalhos
Orientações gerais para autores que irão submeter trabalho para COMUNICAÇÕES e para PÔSTERES :
- Todas as inscrições para submissões de trabalhos no 24ºEIP são gratuitas.
- Os participantes com proposta de trabalho aprovada pela comissão científica estarão automaticamente inscritos.
- Um mesmo autor poderá inscrever apenas um trabalho como 1º autor, sem prejuízo de participar de dois ou mais como coautor.
- A seleção dos trabalhos será feita a partir dos resumos e é de responsabilidade da Comissão Científica do EIP.
- Os trabalhos deverão ser inéditos.
- Os resumos deverão expor e contextualizar o tema, informar claramente os objetivos, ter uma argumentação clara e bem definida.
- Além do detalhamento do resumo e da clareza expositiva e conceitual, a comissão observará a pertinência temática ao Pragmatismo e doutrinas correlatas e a sua relevância como tema estritamente de conteúdo filosófico.
- O conteúdo das informações é de inteira responsabilidade dos respectivos autores; todavia, a comissão organizadora reserva-se o direito de fazer revisões ortográficas ou alterações de formatação nas informações dos arquivos, para fins de publicação.
- Os títulos e os resumos deverão ser acompanhados da tradução para o inglês, para fins de divulgação.
- Apenas os participantes estrangeiros e não falantes de português poderão enviar o resumo somente em inglês.
- Todas as submissões (para comunicações e para pôsteres) deverão ser feitas por meio do formulário "24 EIP | Submissão de trabalhos" do Google Form - ACESSE AQUI O FORMULÁRIO EM PORTUGUÊS.
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Apresentação dos trabalhos
Tempo de cada apresentação
- COMUNICAÇÕES: 15 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 1850 PALAVRAS.
- MESAS-REDONDAS: 20 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 2.400 PALAVRAS.
- CONFERÊNCIAS: 40 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 4.800 PALAVRAS.
Sobre a apresentação dos trabalhos aprovados para COMUNICAÇÃO:
- Todos os trabalhos selecionados integrarão a programação das SESSÕES DE COMUNICAÇÕES, que serão realizadas no período da manhã, entre os dias 3 e 6 de novembro.
- Os autores deverão apresentar seus trabalhos oralmente em PORTUGUÊS, com exceção dos participantes estrangeiros, que poderão apresentar na LÍNGUA MATERNA, inglês ou outra.
- Dado o caráter internacional do evento e o fato de não haver tradução simultânea, independentemente do idioma da apresentação oral, uma VERSÃO EM INGLÊS DO TEXTO COMPLETO DA COMUNICAÇÃO deverá ser preparada pelo AUTOR e apresentada na tela do evento, simultaneamente à LEITURA da comunicação oral.
- ARQUIVOS MODELO para compor a apresentação (PPT ou Word) serão enviados aos autores após a aprovação dos trabalhos e ficarão disponíveis neste site para download.
- Os autores deverão preparar a sua comunicação para ser apresentada em um TEMPO MÁXIMO DE 15 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 1850 PALAVRAS.
- No dia da apresentação oral, os autores deverão estar no local indicado na programação e apresentar-se ao coordenador da sessão, 30 MINUTOS ANTES do horário de início da sessão.
- Solicitamos aos autores salvem o seu arquivo em PDF e gravem em um PEN DRIVE, levando-o no dia da apresentação. Devido à transmissão e gravação ao vivo das sessões, os arquivos deverão ser carregados no computador da TI, antes do início da sessão (não será possível usar computador próprio para passar a apresentação).
Sobre a apresentação dos trabalhos aprovados para PÔSTERES:
- Os pôsteres deverão ser compostos com base no formato do ARQUIVO MODELO, adotado pelo evento, que será enviado aos autores após a aprovação dos trabalhos e ficará disponível neste site para download.
- A impressão do pôster é de responsabilidade dos autores.
- Durante o evento, UMA HORA ANTES DO DIA E HORÁRIO INDICADO NA PROGRAMAÇÃO PARA A ABERTURA DA SESSÃO DE PÔSTERES, os autores deverão comparecer com seus trabalhos impressos, no local indicado na programação, fixando-os nos expositores conforme orientação dos representantes da comissão organizadora que estarão no local.
- Durante todo o tempo da sessão de abertura os autores deverão permanecer junto aos seus pôsteres, e disponíveis para apresentar e debater o trabalho com os presentes.
- Após a abertura da sessão, os pôsteres deverão e permanecer expostos até o final do evento; estimula-se que os autores e os participantes aproveitem a exposição continuada para aprofundar o debate sobre os trabalhos.
- No último dia do evento, à tarde (e conforme orientações da comissão organizadora), os autores deverão retirar seus trabalhos dos expositores.
NOTA:
- Não será possível apresentar o trabalho em modo remoto ou por meio de vídeos previamente gravados.
- Todos os autores-participantes deverão estar presentes na Sessão correspondente ao seu trabalho, no horário estabelecido no Programa do evento, para ter direito a certificado.
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Inscrições
Dos participantes ouvintes:
- Todos os interessados são bem-vindos!
- Considerando que o evento é gratuito e aberto, não há necessidade de se inscrever para assistir às conferências, mesas-redondas, comunicações e sessão de pôsteres.
Dos participantes com apresentação de trabalho:
- Os participantes convidados pela comissão científica, e os que tiveram suas propostas de trabalho aprovadas, estarão automaticamente inscritos no Encontro.
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Certificados
- A emissão de certificados será gerada exclusivamente para participantes com apresentação de trabalhos, palestrantes e conferencistas convidados.
- A emissão de certificado está condicionada à participação presencial.
- Todos os certificados serão gerados em PDF e enviados para o e-mail informado na ficha de envio da proposta.
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Publique seu trabalho na COGNITIO
Como publicar seu trabalho na COGNITIO:
- Os EIPs convidam seus participantes a submeterem seus textos completos à COGNITIO - ISSN 2316-5278, Qualis A2 - revista eletrônica de filosofia, publicada pelo Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP, desde 2000.
- As submissões deverão ser feitas por meio da página da revista, respeitando-se o projeto editorial, as normas para publicação e o processo de revisão por pares adotado pela COGNITIO.
Acesse a página da revista aqui.
Contato: revcognitio@gmail.com
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Promoção, organização e apoio
Promoção
Centro de Estudos de Pragmatismo
Programa de Pós-Graduação em Filosofia
Faculdade de filosofia, Comunicação, Letras e Artes
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP
Coordenação
Prof. Dr. Ivo Assad Ibri, Diretor do Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP
Comissão científica
Ana Maria Haddad Baptista (Universidade Nove de Julho)
Arthur Araújo (UFES)
Cassiano Terra Rodrigues (ITA)
Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)
Jose Luiz Zanette (CEP/PUC-SP)
Lucas Antonio Saran (CEP/PUC-SP)
Lucia F. N. de Souza Dantas (Faculdade de São Bento)
Raquel Ponte (UFRJ)
Renan Henrique Baggio (UENP)
Comissão organizadora
Adriana Teixeira (CEP/PUC-SP)
Bárbara B. S. Sampaio (CEP/PUC-SP)
Caique Marra de Melo (PUC-SP)
D’Arthagnan Vasconcelos (CEP/PUC-SP)
Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)
Júlio César D’Oliveira (CEP/PUC-SP)
Lucas Antônio Saran (PUC-SP)
Lucia F. N. de Souza Dantas (FSB-SP)
Luma Santos de Oliveira (FAPCOM)
Luiz Carneiro (CEP/PUC-SP)
Raquel Ponte (UFRJ)
Renata Silva Souza (PUC-SP)
Ryan Holke (PUC-SP)
Tomas Dunkenmolle (PUC-SP)
Apoio:
CAPES
CNPq