27 ANOS DE ENCONTROS INTERNACIONAIS SOBRE PRAGMATISMO

Submissão de trabalhos encerrada em 20 de agosto de 2025. Em breve, a comissão científica divulgará a lista de trabalhos aprovados. Confira o cronograma do evento!


INFORMAÇÕES GERAIS

  • Cronograma

    20 de agosto de 2025

    • Nova data limite para submissão de trabalhos (comunicações e pôsteres). PROCESSO ENCERRADO! 

    31 de agosto de 2025

    • Data limite para divulgação dos trabalhos aprovados pela comissão científica.

    30 de setembro de 2025

    • Data limite para divulgação da programação completa no site.

    31 de outubro de 2025

    • Data limite para postagem do Caderno e Resumos no site.

    03 a 06 de novembro de 2025

    • ACONTECE O 24º ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE PRAGMATISMO.
  • Evento presencial e aceso livre

    Modo presencial

    • O 24ºEIP acontecerá entre os dias 3 e 6 de novembro de 2025, em modo presencial. 
    • Todas as sessões serão nas dependências da PUC/SP, Campus de Perdizes,  São Paulo, Brasil.  

    Acesso livre

    • O  acesso às salas é LIVRE, não requer inscrição no evento. 
    • Todos os interessados são bem-vindos!

  • Inscrições

    Dos participantes ouvintes:

    • Todos os interessados são bem-vindos!
    • Considerando que o evento é gratuito e aberto, não há necessidade de se inscrever para assistir às conferências, mesas-redondas, comunicações e sessão de pôsteres.

    Dos participantes com apresentação de trabalho:

    • Os participantes convidados pela comissão científica, e os que tiveram suas propostas de trabalho aprovadas, estarão automaticamente inscritos no Encontro
  • Certificados

    • A emissão de certificados será gerada exclusivamente para participantes com apresentação de trabalhos, palestrantes e conferencistas convidados.
    • A emissão de certificado está condicionada à participação presencial.
    • Todos os certificados serão gerados em PDF e enviados para o e-mail informado na ficha de envio da proposta.
  • Submissões de trabalhos

    Orientações gerais para autores que irão submeter trabalho para COMUNICAÇÕES e para PÔSTERES :

    • Todas as inscrições para submissões de trabalhos no 24ºEIP são gratuitas.
    • Os participantes com proposta de trabalho aprovada  pela comissão científica estarão automaticamente inscritos. 
    • Um mesmo autor poderá inscrever apenas um trabalho como 1º autor, sem prejuízo de participar de dois ou mais como coautor.
    • A seleção dos trabalhos será feita a partir dos resumos e é de responsabilidade da Comissão Científica do EIP.
    • Os trabalhos deverão ser inéditos.
    • Os resumos deverão expor e contextualizar o tema, informar claramente os objetivos, ter uma argumentação clara e bem definida.
    • Além do detalhamento do resumo e da clareza expositiva e conceitual, a comissão observará a pertinência temática ao Pragmatismo e doutrinas correlatas e a sua relevância como tema estritamente de conteúdo filosófico.
    • O conteúdo das informações é de inteira responsabilidade dos respectivos autores; todavia, a comissão organizadora reserva-se o direito de fazer revisões ortográficas ou alterações de formatação nas informações dos arquivos, para fins de publicação.
    • Os títulos e os resumos deverão ser acompanhados da tradução para o inglês, para fins de divulgação.
    • Apenas os participantes estrangeiros  e não falantes de português poderão enviar o resumo somente em inglês. 
    • Todas as submissões (para comunicações e para pôsteres) deverão ser feitas por meio do formulário "24 EIP | Submissão de trabalhos" do Google Form - PROCESSO ENCERRADO
  • Apresentação dos trabalhos

    Tempo de cada apresentação


    • COMUNICAÇÕES: 15 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 1850 PALAVRAS.
    • MESAS-REDONDAS: 20 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 2.400 PALAVRAS.
    • CONFERÊNCIAS: 40 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 4.800 PALAVRAS.

    Sobre a apresentação dos trabalhos aprovados para COMUNICAÇÃO:

    • Todos os trabalhos selecionados integrarão a programação das SESSÕES DE COMUNICAÇÕES, que serão realizadas no período da manhã, entre os dias 3 e 6 de novembro.
    • Os autores deverão apresentar seus trabalhos oralmente em PORTUGUÊS, com exceção dos participantes estrangeiros, que poderão apresentar na LÍNGUA MATERNA, inglês ou outra.
    • Dado o caráter internacional do evento e o fato de não haver tradução simultânea, independentemente do idioma da apresentação oral, uma VERSÃO EM INGLÊS DO TEXTO COMPLETO DA COMUNICAÇÃO deverá ser preparada pelo AUTOR e apresentada na tela do evento, simultaneamente à LEITURA da comunicação oral.
    • ARQUIVOS MODELO para compor a apresentação (PPT ou Word) serão enviados aos autores após a aprovação dos trabalhos e ficarão disponíveis neste site para download.
    • Os autores deverão preparar a sua comunicação para ser apresentada em um TEMPO MÁXIMO DE 15 MINUTOS. Para isso, o texto completo não deverá ultrapassar 1850 PALAVRAS.
    • No dia da apresentação oral, os autores deverão estar no local indicado na programação e apresentar-se ao coordenador da sessão, 30 MINUTOS ANTES do horário de início da sessão.
    • Solicitamos aos autores salvem o seu arquivo em PDF e gravem em um PEN DRIVE, levando-o no dia da apresentação. Devido à transmissão e gravação ao vivo das sessões, os arquivos deverão ser carregados no computador da TI, antes do início da sessão (não será possível usar computador próprio para passar a apresentação).

     

    Sobre a apresentação dos trabalhos aprovados para PÔSTERES:

    • Os pôsteres deverão ser compostos com base no formato do ARQUIVO MODELO, adotado pelo evento, que será enviado aos autores após a aprovação dos trabalhos e ficará disponível neste site para download.
    • A impressão do pôster é de responsabilidade dos autores.
    • Durante o evento, UMA HORA ANTES DO DIA E HORÁRIO INDICADO NA PROGRAMAÇÃO PARA A ABERTURA DA SESSÃO DE PÔSTERES, os autores deverão comparecer com seus trabalhos impressos, no local indicado na programação, fixando-os nos expositores conforme orientação dos representantes da comissão organizadora que estarão no local.
    • Durante todo o tempo da sessão de abertura os autores deverão permanecer junto aos seus pôsteres, e disponíveis para apresentar e debater o trabalho com os presentes.
    • Após a abertura da sessão, os pôsteres deverão e permanecer expostos até o final do evento; estimula-se que os autores e os participantes aproveitem a exposição continuada para aprofundar o debate sobre os trabalhos.
    • No último dia do evento, à tarde (e conforme orientações da comissão organizadora), os autores deverão retirar seus trabalhos dos expositores.

    NOTA:

    • Não será possível apresentar o trabalho em modo remoto ou por meio de vídeos previamente gravados.
    • Todos  os autores-participantes deverão estar presentes na Sessão correspondente ao seu trabalho, no horário estabelecido no Programa do evento, para ter direito a certificado.

  • Programa e Caderno de Resumos

    Integram a Programação do 24ºEIP

    • Sessões de conferências (período da tarde)
    • Mesas-redondas (períodos da  manhã e tarde)
    • Sessões de comunicações (período da manhã)

    Caderno de Resumos do 24ºEIP

    • Todos os resumos das conferências e mesas- redondas, bem como dos trabalhos apresentados nas sessões de comunicações e de pôsteres, serão publicados no Caderno de Resumos do 24ºEIP, em versão bilíngue, e disponibilizados em PDF neste site.
  • Transmissão ao vivo e gravações

    Transmissão ao vivo das sessões plenárias


    • Todas as sessões plenárias presenciais do 24º EIP  serão transmitidas ao vivo, pelo nosso canal de Youtube.
    • Os links para as transmissões ao vivo serão disponibilizados no arquio do Programa completo do 24º EIP, que ficará disponível nesta página.
    • Assim, quem não puder participar presencialmente, na PUC-SP, poderá entrar ao vivo pelo Youtube. 

    Gravações disponibilizadas após o evento

    • As gravações de todas as sessões serão disponibilizadas no Youtube após o evento. 
    • Assim, quem não puder participar presencialmente, na PUC-SP, ou assistir às sessões plenárias pelo Youtube, terá acesso a todas todas as sessões, após o evento, por gravação. 
  • Publique seu trabalho na COGNITIO

    Como publicar seu trabalho na COGNITIO:

    • Os EIPs convidam seus participantes a submeterem seus textos completos à COGNITIO - ISSN 2316-5278, Qualis A2 - revista eletrônica de filosofia, publicada pelo Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP, desde 2000.
    • As submissões deverão ser feitas por meio da página da revista, respeitando-se o projeto editorial, as normas para publicação e o processo de revisão por pares adotado pela COGNITIO. 

    Acesse a página da revista aqui.

    Contato:  revcognitio@gmail.com


  • Promoção, organização e apoio

    Promoção

    Centro de Estudos de Pragmatismo

    Programa de Pós-Graduação em Filosofia

    Faculdade de filosofia, Comunicação, Letras e Artes

    Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP


    Coordenação

    Prof. Dr. Ivo Assad Ibri, Diretor do Centro de Estudos de Pragmatismo da PUC-SP


    Comissão científica

    Ana Maria Haddad Baptista (Universidade Nove de Julho)

    Arthur Araújo (UFES)

    Cassiano Terra Rodrigues (ITA)

    Edna Maria Magalhaes do Nascimento (UFPI)

    Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)

    Jose Luiz Zanette (CEP/PUC-SP)

    Lucas Antonio Saran (CEP/PUC-SP)

    Lucia F. N. de Souza Dantas (Faculdade de São Bento)

    Raquel Ponte (UFRJ)

    Renan Henrique Baggio (UENP)

    Renata Silva Souza (PUC-SP)


    Comissão organizadora

    Adriana Teixeira (CEP/PUC-SP)

    Bárbara B. S. Sampaio (CEP/PUC-SP)

    Caique Marra de Melo (PUC-SP)

    D’Arthagnan Vasconcelos (CEP/PUC-SP)

    Eluiza Bortolotto Ghizzi (UFMS)

    Júlio César D’Oliveira (CEP/PUC-SP)

    Lucas Antônio Saran (PUC-SP)

    Lucia F. N. de Souza Dantas (FSB-SP)

    Luma Santos de Oliveira (FAPCOM)

    Luiz Carneiro (CEP/PUC-SP)

    Raquel Ponte (UFRJ)

    Renata Silva Souza (PUC-SP)

    Ryan Holke (PUC-SP)

    Tomas Dunkenmolle (PUC-SP)



    Apoio:

    CAPES

    CNPq