GRUPOS DE PESQUISA
Grupos de pesquisa foram sendo consolidados em torno de quatro linhas de pesquisa, abaixo.
Os estudos em torno destas linhas têm sido profícua fonte de temas para dissertações de mestrado e teses de doutorado do Programa de Estudos Pós-graduados em Filosofia da PUC-SP e de outros programas de pós-graduação na área.
Nesta linha de pesquisa estudar-se-ão as implicações éticas do pragmatismo considerado como uma ciência da conduta. As relações entre teoria, crença e ação intencionada estão sob a ambientação teórica do pragmatismo, integrando de maneira apropriada esta linha de pesquisa.
Trata-se de investigar as relações entre pragmatismo e estética, focando as relações entre as ciências normativas, a saber, Estética, Ética e Lógica, bem como examinar o papel da arte na afecção da conduta humana.
Esta Linha busca concentrar as pesquisas que correlacionam os estudos de Psicanálise e o Pragmatismo, e terá como um dos seus objetivos centrais a investigação de correlações entre a filosofia de Peirce e a psicanálise. Através do estudo deste tema será investigado como a filosofia de Peirce pode contribuir para o entendimento e trazer esclarecimentos sobre a concepção do inconsciente na psicanálise, permitindo também o reconhecimento de como aspectos semióticos fazem parte de desenvolvimentos significativos a respeito do inconsciente.
Esta Linha busca concentrar as pesquisas que correlacionam o princípio lógico do pragmatismo com os problemas epistemológicos tradicionais da história das ideias. Investigam-se, também, as implicações lógicas do pragmatismo e as correlações entre pragmatismo, lógica e teoria do conhecimento.
Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia
Pontifícia Universidade Católica - SP- Brasil
Rua Ministro Godoy, 969 – 4º andar / sala 4E-16
São Paulo - SP – CEP: 05015-901 – Fone: (55-11) 3670-8417